Santos Jacinta e Francisco, videntes de Fátima, santos em 13 de maio.

 

Jacinta e Francisco são as primeiras crianças não-mártires a serem proclamadas santas. Na mesma data, há 17 anos, os dois irmãos foram beatificados por João Paulo II.

De apenas nove e dez anos, essas duas crianças, junto com a prima Lúcia dos Santos, tiveram visões de Nossa Senhora. A primeira vez em 13 de maio de 1917, seguindo-se em todos os dias 13 de cada mês, até chegar ao mês de outubro. Nos "encontros celestiais" Maria deixou mensagens sobre acontecimentos futuros e recomendações aos pequenos, entre estas, a de rezar o Rosário diariamente.

A fama de santidade dos dois pastorinhos logo após as suas mortes já havia se difundido por todo o mundo. Francisco morreu em 4 de abril de 1919, de febre espanhola. Jacinta, dez meses mais tarde, em 20 de fevereiro de 1920.

Jacinta, após muitos sofrimentos oferecidos pela conversão dos pecadores, morreu sozinha em um hospital de Lisboa, sendo sepultada em Vila Nova de Ourém, o município ao qual pertence o Santuário de Fátima.

De Francisco — chamado de "o consolador" pelo seu desejo de consolar com a oração Nossa Senhora — perdeu-se o local preciso de seu sepultamento. Somente anos mais tarde seus restos mortais foram reconhecidos pelo pai, por um detalhe muito particular, o terço que ele tinha nas mãos.

Em setembro de 1935, o corpo incorrupto de Jacinta foi traslado de Vila Nova de Ourém a Fátima. Sucessivamente o bispo pediu que Lúcia escrevesse também suas recordações a respeito de Francisco e os fatos ocorridos em Fátima.

                                                                                                                         

                                                                                                                                  Padre Paulo.

                                                                                                              Pároco da  Imaculada Conceição

  • Facebook Clean
  • White YouTube Icon

Links úteis

©2017 Paróquia Imaculada Conceição - Piracicaba Mais um site da CHIARETTA