Quaresma

A Quaresma é um tempo de graça, um verdadeiro Kairós, tempo da manifestação de Deus. Este tempo tem como característica duas realidades muito importantes: Voltar o nosso Olhar para Jesus e a Conversão.

Neste tempo, somos chamados pela Igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos de vida para junto com Ele aprendermos o que é o Amor e a Misericórdia divina. Infinitas vezes, o Senhor vai se revelando o rosto misericordioso do Pai, assumindo até as últimas consequências a vontade do Pai, que é salvar a cada filho. É um caminho de subida até o mais alto grau do Amor, que se concretiza na cruz; Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Desejo do Senhor de se entregar, em dar até a sua própria Vida em nosso resgate. Amor que se revela ao dar a vida pelos amigos, pelos filhos de Deus, tornando-se o exemplo mais sublime que devemos seguir para realmente sermos felizes.

Neste sentido, no seguimento de Jesus, a Quaresma é tempo de conversão, de revisão de vida e mudança de atitude em nossa casa, trabalho, escola, comunidade, sociedade… em nosso relacionamento com Deus e com os irmãos. Além das propostas colocadas por Jesus, a Oração e o jejum, para a purificação do nosso coração, no combate contra os nossos pecados e às tentações do maligno, eis algumas atitudes que nos ajudam a aprofundar a graça de Deus para a nossa conversão:

1. Aproveite esse tempo para silenciar um pouco, criar um clima de interioridade, evitando músicas muito altas em casa; valorizando as que nos levam a uma maior reflexão e oração;

2. Separe um tempo do dia para a oração pessoal (de intimidade com Deus). Crie em sua casa ou no seu quarto um pequeno altar, ali coloque um crucifixo, uma vela, a Bíblia aberta, para que o ambiente seja convidativo à oração;

3. Nas sextas-feiras, se for possível, medite as estações da Via-Sacra. Isto o ajudará a mergulhar no mistério da Paixão do Senhor;

4. Se proponha a também fazer obras de misericórdia: visitar um doente, visitar um asilo, levar alguma ajuda concreta a uma família mais carente, como roupas ou alimentos… como verdadeiro gesto de partilha e de fraternidade;

5. E’ tempo de perdoar e de pedir perdão. Se você tem alguém, a quem precisa perdoar, peça a Deus a graça de conceder esse perdão e se foi você que feriu esse alguém, dê o passo em direção à pessoa e peça perdão. É tempo de reconstruir as pontes de reconciliação;

6. A confissão é fundamental, não deixe para a última hora, và ao sacerdote no decorrer da Quaresma para que, auxiliado pela graça desse sacramento, você colha todos os frutos deste tempo.

A Quaresma é entendida também como um tempo de retiro de 40 dias, no qual nos voltamos de coração sincero para o Senhor e d’Ele recebemos uma nova Vida. E’ de suma importância que nós cristãos, tomemos consciência de tudo o que celebramos durante este tempo e no culminar destes 40 dias, a Semana Santa: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Todo Mistério Salvífico que Deus preparou para nós no seu Filho Jesus Cristo. Sinais sensíveis e visíveis da graça de Deus através da nossa fé.  Esforcemo-nos para que a graça de Deus não passe entre nós sem deixar nenhum sinal.

Padre Clementino

Vigário