Pastoral da Litúrgia

Coordenadora: Vera Galina
Período de reuniões: semanais. Toda segunda-feira.
Local: Centro de Pastoral
Horário: 20h
Trabalho da Pastoral de Liturgia: Prepração de todas as celebrações da Paróquia.

Hoje a Pastoral agrega cerca de 30 pessoas, desempenhando os trabalhos de organização das celebrações, notadamente na distribuição das leituras, acolhida, preparação das ofertas, bem como na organização geral.

É elaborado semanalmente um roteiro das celebrações, que norteiam as atividades nas celebrações quer na Matriz, quer nas Capelas.

Em cada missa há uma pessoa participante da Pastoral de Liturgia, responsável para que o roteiro seja seguido.

Nas reuniões semanais são feitas as avaliações das celebrações ocorridas na semana anterior, antes de se organizar a seguinte.

É trabalho da Pastoral da Liturgia zelar pelo ambiente celebrativo, tal como painel de mensagem, ornamentação, exposição de painéis.

Essa Pastoral é uma das mais exigidas, não só pelo compromisso de reunião semanal, mas pela necessidade de acompanhamento das atividades celebrativas.

As reuniões semanais são sempre conduzidas pelo roteiro abaixo:

– oração de abertura

– revisão das celebrações do final de semana anterior;

– leitura dos textos bíblicos das missas do final de semana seguinte;

– abordagem catequética das leituras;

– escolha da frase do painel, que deverá ser o “fio condutor” da celebração;

– preparação do roteiro das celebrações;

– oração final

A Pastoral da Liturgia está aberta à participação de todos aqueles que desejam crescer em espírito e verdade.

PARTICIPE! VOCÊ É IMPORTANTE PARA A IGREJA DE CRISTO!