Oficinas de Oração e Vida

GERAL
Levar as pessoas a aprenderem a orar de uma maneira ordenada, variada e progressiva. Orar no sentido de levar a mente a Deus (atenção e emoção), entrando numa comunicação afetiva com Deus.

ESPECÍFICOS
1- O Oficinista, à luz da palavra, é introduzido numa completa elaboração de reflexão, oração, mensagem evangélica e análise da própria vida. Uma transformação de vida num processo lento e evolutivo.
2- Através de exercícios, o Oficinista fica impregnado de serenidade e a paz chega à profundidade da sua alma por meio da vivência do abandono (libertando das tristezas e angústias, curando feridas da vida, superando complexos de culpa, recuperando a estabilidade emocional e a alegria de viver, conseguindo que o divino e o humano caminhem de mãos dadas).
3- O Oficinista, por um caminho simples e eficaz de santificação cristificante, vai assumindo os traços de Jesus: paciência, fortaleza, mansidão, amor ao perguntar-se em cada circunstância: “O que faria Jesus em meu lugar?”.

CARACTERÍSTICAS
Pontualidade, Seriedade (num grupo disciplinado de estudo e trabalho) e Rigor (o Guia deve seguir a estrutura, o tempo e a ordem do Manual).

• Todos os encontros seguem duas linhas: Descendente – Deus fala ao homem pela leitura Bíblica, orações, cantos, mensagem doutrinal gravada pelo Frei Ignácio sobre o conteúdo do tema, e, Ascendente – O homem responde a Deus através das modalidades: Leitura Rezada e Orações diversas (escrita, auditiva, visual, de abandono, comunitária, de elevação, de contemplação, de acolhida, “Em Lugar de Jesus”, orar com os Salmos, orar com a Natureza).

MÉTODO
Prático. Orando aprende-se a orar. Há aprendizagem e ensaio, na prática da oração, portanto uma Oficina.

CONTEÚDO
As Oficinas de Oração e Vida estão estruturadas para serem desenvolvidas em 15 encontros semanais contínuos, com aproximadamente 2 horas de duração. Em todo o mundo, as mesmas iniciam e terminam na mesma semana.

• Nos dois primeiros, experimenta-se o amor eterno e gratuito de Deus Pai;

• No terceiro, são colocados os fundamentos da fé;

• No quarto, contempla-se Maria, mulher de fé;

• No quinto e sexto, trabalha-se a reconciliação integral;

• No sétimo, uma parada para uma avaliação e fraternidade (recapitulação);

• No oitavo e nono, trato pessoal com o Senhor;

• A partir do décimo, inicia-se a transformação vital segundo Jesus Cristo, encaminhando-se para uma especial atenção aos menos favorecidos, como Jesus, e

• No décimo quinto, acontece o grande dia de Deserto (encontro pessoal com Deus no silêncio e na solidão).

MATERIAIS USADOS
Livro Encontro, Livro de Cantos, Pequena Pedagogia, Prática Semanal (adquiridos no início das Oficinas), Bíblia, caderno espiritual (qualquer um) e caneta para anotações.

AVALIAÇÃO
Em todos os encontros na Revisão da Prática Semanal: com a Palavra, texto proposto para todos os dias de semana, a Modalidade e a Vivência da semana e também através dos testemunhos escritos e orais do último encontro.

LOCAL
Na Paróquia Imaculada Conceição, os encontros ocorrem todas as terças-feiras, às 14h30min, no Salão da Pastoral, e tem a duração de 2 horas. É necessário que o 15º encontro seja realizado em uma Casa de Retiros, ou lugar agradável com vegetação farta, para ser feita a oração com a natureza.

INSCRIÇÕES
As pessoas interessadas em participar dessa Oficina, poderão fazer as inscrições na secretaria da Paróquia Imaculada Conceição.

DIRIGENTES
Anilza A. Peruchi Correr