Movimento Legião de Maria

Um Instrumento nas mãos da Igreja

Fundada em 7 de novembro de 1.956. portanto, com 55 anos.

Objetivo:

Visitar as famílias onde tenha enfermos.  Essas visitas duram em torno de 2 horas e caso haja necessidade do recebimento de sacramentos, também faz-se o encaminhamento.
Na visitação em hospitais e velórios recita-se o terço.

Reuniões – semanais

Membros atuantes –  4

Membros auxiliares – 150

Os membros auxiliares tem como tarefa a recitação do terço e as orações próprias do movimento, diariamente.
Os membros oficiais participam mensalmente do Conselho Superior Diocesano e uma vez por ano apresentam o relatório das atividades.

Relatório apresentado  – período de 10/08/2009 à 28/06/2010:

1-as reuniões foram realizadas no Centro de Pastoral, todas as segundas-feiras às 14 hs

2-o praesidium possui 3 membros ativos c/promessa e 2 sem promessa

3-o praesidium possui  180 membros auxiliares e foram convidados mais 9 e aceitos

4-o recrutamento é feito na Igreja e com amigos católicos. Foram recrutados 13 membros dos quais somente 2 compareceram.

5-Nome dos oficiais:

• Rosa Correr Siqueira  – presidente

• Outros cargos estão vagos por falta de membros

6-Nesse período houve 46 reuniões e a presidente compareceu em 11. Houve ainda 11 reuniões do comitium e a presidente compareceu em 10.

7-Trabalhos Legionários

a)Pastoral da Família

-Foram rezados 201 terços em família, sendo 26 com a Leitura Bíblica; 9 Encontros c/ a Novena de Natal. Foram visitados 120 membros auxiliares por ocasião da festa Acies e feitos 13 convites para novos membros ativos, onde 2 aceitaram e compareceram na reunião.

b) Pastoral do Enfermo

-Foram visitados 75 doentes em família, sendo a maioria idosos e membros auxiliares. 8 revisitas para uma deficiente idosa. No hospital foram visitados 140 doentes, 3 acompanhamentos médicos, 2 acompanhamentos ao pronto socorro e 1 acompanhamento ao banco, auxiliando a mesma a pagar as contas. Encaminhamento do Ministro Extraordinário da Comunhão para 3 doentes no hospital e 7 no Lar dos Velhinhos.

c) Pastoral da Esperança

–Foram visitadas 2 famílias enlutadas e   3 velórios com a reza do terço.

8- Atividades do Conselho Comitium

Festa da Acies – com participação de 15 membros auxiliares e 5 ativos. Na tarde de

Formação, somente a participação de 1 membro.

8-Estudo do Manual

Um dos membros lê uma leitura do manual e a reflexão é feita por todos.

9-A alocução é feita pela presidente e comentada pela mesma

10-Dificuldades

Falta de membros para assumir o cargo de oficial