Centenário da Paróquia Imaculada Conceição

Letra e Música: Neusa Cavallari

Estribilho:

Maria, mãe do céu Imaculada,
Derrama sobre nós a sua luz;
Estrela da manhã, iluminada,
Ensina-nos viver como Jesus.
Em cada coração dos filhos seus,
Serás sempre lembrada e venerada;

Maria, Imaculada!

Desde os barões,
De Vila Rezende.
Em Dona Lydia,
Uma luz se acende;
Um belo templo
Na Vila levantou,
E à Imaculada,
O consagrou.
E desde então,
Cem anos se faz
Com as bênçãos de Deus
Caminhamos na paz,
No amor de Maria,
Que em todos acendeu;
O amor a seu Filho,
Jesus Cristo, nosso Deus!
           Logo do Centenário

A Paróquia Imaculada Conceição possui um histórico de evangelização marcado pela edificação de dois templos, ambos de grande conotação para a difusão da religião cristã no Bairro de Vila Rezende em Piracicaba.

O templo mais antigo foi iniciado em 8 de dezembro de 1904 com o lançamento da primeira pedra fundamental, culminando seis anos depois (1910) com a benção e celebração da primeira missa por D. João Nery, primeiro bispo de Campinas (SODERO, 1917).

Segundo o autor, as forças vivas da paróquia nessa época tiveram grande influência na edificação do templo, representadas pelos familiares do Barão de Rezende, com o apoio de alguns rezendinos que não mediram esforços para a concretização dessa igreja.

Quatro anos depois (19 de janeiro de 1914) deu-se a instalação da Paróquia e a posse do 1º vigário de Vila Rezende, Cônego Carlos Cerqueira. Posteriormente seus sucessores (padres Julião Pires Valente Figueira, Serápio Giol, João Milita Rema, Antonio Garavela, Jerônimo Gallo, Romário Pazzianotto, Luiz Gonzaga Juliani-vigário cooperador, Jorge Simão Miguel e Monsenhor Orivaldo Casini-pároco atual) deram continuidade ao processo de evangelização popular, considerado um marco na rotina paroquiana e na vida da comunidade.

Com o passar dos anos, um novo templo foi construído ao lado do primeiro, sede da nova igreja matriz, dando permanente continuidade à difusão da religião cristã nesse bairro. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental ocorreu em 27 de setembro de 1964.

Projetada pelo arquiteto e urbanista João Chaddad, a matriz possui estilo neoclássico modernizado, caracterizado por grandes colunas na fachada que recorda um templo da antiga Grécia. Essa arquitetura se destaca também pela beleza e originalidade de seus grandes vitrais: o do altar que retrata a imagem da padroeira Imaculada Conceição, baseada numa obra do pintor barroco espanhol Bartolomé Estebán Perez Murillo. E, o da fachada, disposto logo na entrada da matriz, que possui desenhos artísticos abstratos.

Comemorar os cem anos de existência da Paróquia Imaculada Conceição possibilitou o amadurecimento e fortalecimento dos fiéis, despertando um maior compromisso desse povo cristão no resgate e prática da fé. Fazem parte dessa paróquia as Capelas de São Luiz Gonzaga e Frei Santo Antonio de Santana Galvão.